sábado, 9 de junho de 2012

Trabalho de Artes_ Sapato surreal

Olá a todos...  Estou aqui novamente para mostrar algo...
Esse desenho eu fiz na aula de artes da escola, a professora pediu para que nós desenhássemos um sapato com uma aparência surreal por assim disser, com casa, extraterrestres,etc. E assim eu fiz esse esboço na aula:


Podemos disser que ficou razoavelmente bom.
Mas ai como eu tenho um pouco de preguiça de repassar o desenho a uma folha em braco, para depois colorir, eu simplesmente digitalizei a imagem. Depois com o Inkscape ( programa para desenho vetorial ), eu contornei o desenheo, peguei as linhas principias do desenho e exportei ele para o formato .bmp (Bit Map).



E com a exportação concluída, eu colorir o desenho no Gimp (GNU Image Manipulation Program) + GPS (Gimp-Paint-Studio). Na minha opinião fico interessante, foi a primeira vez que eu usei o Gimp para fazer uma pintura digital com os meus desenhos. E o meu primeiro uso (eficiente) do Inkscape. 
Confira o resultado abaixo:


Eu necessito experimentar mais os programas, eles são muito bons, não sei quem inventa de falar que os "programas gratuitos" são ruins, ele são excelentes pelas quantidades de ferramentas que oferecem por serem gratuitos, fora que, por serem "programas livres" o Gimp e o Inkscape tem o código livre, e existem sempre pessoas a colaborar para melhorar o programa, com códigos e scripts que adicionam novas funcionalidades ao programa, como o GPS para o Gimp que é um complemento excelente, sem falar do Gimp-painter que eu nem usei, que adiciona duas novas ferramentas  sendo a "MixBrush", que é um pincel que permite usar texturas, entre outras funcionalidades, apresentando como se fosse um pincel de verdade e a "G-Pen" que também é outra ferramenta espetacular. 

E isso transforma o Gimp, fazendo-o se igualar com os programas "tops de linha" sobre pintura digital, como o Photoshop (que apesar de ser mais voltado a manipulação de imagem, é muito usado para pintura digital pelos artistas) e o Corel Painter, mas isso não que disser que eles vai substituir os outros, esses programas ainda são muito melhores, eu só estou querendo dizer que o Gimp é uma ferramenta viável para você que não tem muito dinheiro para comprar programas caros (como eu), e que podes optar por eles, por causa de seu custo (nenhum) e seus benefícios.

É como eu falei, eu conheço pouco dos programas, mas já deu para tirar um bom proveito deles, agora é treinar e aprender mais e mais para que a pintura fique melhor a quada desenho. Ah, eu fiz a pintura com o mouse, também deveras que não ficou muito preciso, afinal eu não tenho uma mesa digitalizadora, mas quem sabe no futuro, não é mesmo?

Afinal acho que a minha professora de artes ainda ira querer o desenho pintado "a mão"...
Então vou ter que pintá-lo novamente, "à moda antiga".

Gostou dos programas? No site abaixo existe um "pack" com os programas e os seus complementos acima (Gimp, GPS e o Gimp-painter), mais o programa "My paint" e o"Alchemy". Mas infelizmente não contém o Inkscaper, sendo que você pode baixá-lo no seu site.

Download do Pack: 

Download do Inkscaper:


Mais informações sobre o Gimp, GPS, e o Gimp-painter confira os sites:


Nenhum comentário:

Postar um comentário